Adoro estar na praia a ler. É um hábito a que regresso todos os verões, quando o sol aquece e o som das ondas me chamam para junto do mar. Este verão também li em praias fluviais, no sossego do calor alentejano, à beira das águas tépidas do Alqueva. Desses dias quentes, por vezes tranquilos, em que os minutos do dia passaram com outra leveza, partilho as memórias das minhas leituras:
- Think Like a Monk, Jay Shetty
A minha avaliação: ⭐⭐⭐
É um livro prático com boas histórias, citações de diversos autores e fácil de ler. Bem estruturado, proporciona exemplos inspiracionais e insights úteis para aplicar no dia-a-dia. Comecei a ler bem antes do verão e terminei uns dias antes das férias, por isso talvez seja batota incluir nesta lista, mas faz sentido destacá-lo porque houve algo que mudei nas minhas manhãs depois de ler este livro: diariamente medito durante 10 minutos e, seguindo os conselhos do Jay, passei a fazer uma breve reflexão no final da meditação. Também adotei o mantra Lokah Samastah Sukhino Bhavantu. Parece mais esotérico do que é na realidade. Muito mindful, ajuda-me a focar no presente e naquilo que é realmente importante.
Kalidasa, the great Sanskrit writer of the fifth century, wrote, “Yesterday is but a dream. Tomorrow is only a vision. But today well lived makes every yesterday a dream of happiness, and every tomorrow a vision of hope.”
- Harry Potter e a Pedra Filosofial, J. K. Rowling
A minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐
É verdade… li o primeiro livro da saga Harry Potter e avaliei-o melhor do que o livro do Jay Shetty. Deixem-me explicar antes de juízos precipitados: são géneros diferentes. Li este livro com o meu filho de 8 anos, com alguns objetivos em mente. Um deles é ajudá-lo a descobrir o mundo maravilhoso das histórias e dos livros, capítulo a capítulo, por oposição ao consumo sucessivo de filmes e séries nos canais de streaming. Ao ler em voz alta com ele, quero partilhar bons momentos e mostrar como é possível fazer vozes ou tornar a leitura mais expressiva. Se mesmo assim, a minha avaliação vos parecer exagerada, compreendo. A linguagem é simples e provavelmente a J.K. Rowling inspirou-se noutras histórias para criar este mundo fantástico e fascinante. Em qualquer caso, acho que o mérito é precisamente esse. Criar uma saga que inspira gerações de leitores em todo o mundo nas últimas duas décadas não me parece um feito menor. Se tem algumas ideias controversas e politicamente incorretas, é assunto para outra conversa. Por aqui, o meu foco é apenas o livro, a história e as personagens. Estamos agora a ler o segundo livro! - Mansfield Park, Jane Austen
A minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
É quase um guilty pleasure ler Jane Austen. Adoro descobrir as complexidades das suas personagens e das vidas longínquas, passadas numa época distante. É curioso avaliar de forma tão efusiva este livro, porque sinto que, durante alguns momentos, tive alguma dificuldade em compreender e aceitar as decisões ou o comportamento das personagens. Mas, no final, tudo faz sentido e devorei cada página com intensidade até chegar ao desfecho de cada história. Há quem considere Fanny uma heróina menor no cardápio dos livros de Austen. Não concordo. Nem todas as heróinas são feitas da mesma matéria. - Black Holes – The Reith Lectures, Stephen Hawking
A minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Não sendo eu uma leitora frequente de livros relacionados com ciência, cosmologia ou o Universo, este pequeno livro explica de forma fascinante o que se sabe sobre os buracos negros, como surgem e o que possivelmente representam neste espaço (in)finito onde habitamos, do qual somos parte. No final, dei por mim a refletir sobre como a ciência e a espiritualidade tentam, de formas distintas, explicar esta realidade que nos rodeia. Aquilo que não conseguimos explicar é muito maior do que o que conseguimos verbalizar, na verdade. - User-Centric SEO: Mastering Organic Search in the New Digital Age, João Filipe Pereira
A minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Mais técnico, este livro de marketing digital foi escrito pelo João, com quem trabalho diretamente e que no passado também deu formação à minha equipa na agência. Especialista em SEO há vários anos e com experiência profissional em marcas como Hostelworld, EFE, TripAdvisor e Eventbrite, é uma referência nesta área e, neste e-book, propõe uma combinação estratégia entre SEO, ASO (App Store Optimization) e SMO (Social Media Optimization). Para quem gosta de acompanhar e pensar sobre estes temas, recomendo a compra do e-book na Amazon. Os casos práticos e as reflexões fornecem pistas importantes para quem quer reforçar a visibilidade orgânica da sua marca. - A Sibila, Agustina Bessa-Luís
A minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Para mim, verão também é sinónimo de clássicos da literatura portuguesa. Tenho um especial fraquinho por obras de meados do século XX, escritas em plena ditadura de Salazar, neste caso por uma mulher, e protagonizadas por heroínas como Quina. Simultaneamente simples e complexa, a Sibila elabora e discorre sobre a razão, quando tantas vezes lida no seu íntimo com emoções indefinidas. Bessa-Luís, autora ímpar da nossa história literária, revela toda a sua mestria nas descrições das personagens e na construção dos seus diálogos, intercalados com a narração dos seus costumes e tradições. O uso de expressões populares e as longas descrições de estados de espírito podem por vezes obrigar a parar e a reler, o que pode desmotivar a leitura neste tempo tão impaciente em que vivemos. Quando cheguei ao fim, reli o início para completar o círculo e fechar a história.
“O amor é um estado de lucidez e de vidência. Aquele que ama é implacável; e só as almas mornas e indiferentes encontram no seu semelhante uma justificação de misérias fraternas e, perdoando-lhe, exigem o seu próprio perdão.”
- Mindset – A Atitude Mental para o Sucesso, Carol S. Dweck
A minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Se só conseguirem ler um dos livros que estou aqui a sugerir, que seja este. Carol S. Dweck, uma investigadora americana nas áreas da Personalidade, Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento, atualmente professora na Universidade de Stanford, apresenta nestas páginas a teoria do growth mindset e analisa, em vários contextos, como se manifesta, por oposição à mentalidade fixa. É útil a nível profissional e pessoal, para professores, pais e treinadores. Compreender como ideias fixas – sou bom em línguas, sou péssimo com números – nos limita e quais as estratégias que podemos adotar para vencer essas barreiras, impostas por nós próprios ou por quem nos rodeia, é decisivo para o sucesso individual, independemente do entendimento que cada um de nós faz da palavra “sucesso”. Sempre me senti bem a aprender e a conviver com pessoas que partilham este modo de vida. Neste livro, consegui identificar comportamentos que me limitaram ou me impulsionaram ao longo dos anos, bem como aprender estratégias para lidar com a mentalidade fixa de quem me rodeia.
“O que ele [Jack Welch] aprendeu foi isto: a verdadeira autoconfiança é a coragem de mostrar abertura – acolher a mudança e as novas ideias independentemente da sua fonte. A verdadeira autoconfiança não é uma roupa feita à medida, num fato caro, num carro elegante ou em novas aquisições. Reflete-se na atitude mental: estar-se pronto para avançar.”

